GT06 - SBEM
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOWNLOADS
Nessa seção você encontrará artigos, softwares e aplicativos que podem ser baixados e estão relacionados à temática do GT 06.

Maurício Rosa.

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil -ULBRA - Canoas (RS)(2001/2), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp - Rio Claro (SP)(2004) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Rio Claro (SP). Foi bolsista do programa de Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, sob o processo BEX - 3899/06-3, na London South Bank University - Londres (UK). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes frentes: Educação a Distância, Jogos Eletrônicos, Role Playing Game (RPG), Ensino de Cálculo. Coordena o Grupo de Pesquisa @+ (AMAIIS- Ambientes-Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade). Coordena o Grupo de Trabalho (GT06) Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
2010 - present
2010 - present
Marcelo Bairral

Licenciado (1990) e especialista (1992) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1996), doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona (2002) e pós-doutor em Educação Matemática pela Universidade do Estado de Nova Jersey, EUA (2007). É professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Preside o Gepem desde 2003, sendo um dos Editores do Boletim Gepem. É co-editor do periódico Ciências Humanas e Sociais em Revista (UFRRJ). É idealizador e coordenador da Série InovaComTic da Editora da UFRRJ. Atua em educação matemática nos seguintes temas: interações e aprendizagem em ambientes virtuais, mediação tecnológica e formação de professores, inovações curriculares em geometria. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) de set./2008 a set./2010. Foi coordenador do GT19 (Educação Matemática) da ANPEd no biênio 2010-2011. É membro da coordenação do GT6 (Ed. Matemática: Novas Tecnologias e EaD) da SBEM. Atualmente está realizando estágio sênior na Universidade de Turin (Itália), com auxílio Capes.
Rubia Barcelos Amaral

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Mestrado e Doutorado em Educação Matemática também pela UNESP (2002, 2007). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM). Lecionou em instituições de ensino médio e superior e tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Tecnologia e Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores. É autora do livro "Educação a distância online".
Abigail Lins

(Bibi Lins) Natural da cidade de São Paulo. Bacharel e Licenciatura em Matemática Pura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (1985). Mestrado (MPhil) em Teoria dos Números pela University of Nottingham (1992). Doutorado (PhD) em Educação Matemática pela University of Bristol (2003). Atuou a nível Graduação e Pós-Graduação em Instituições Nacionais e Internacionais. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Tecnologia Educacional, nos temas de Educação Matemática, Mathematics Education, Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática, Preservice and Inservice Mathematics Teacher Education and New Technologies. Atualmente é docente permanente do Departamento de Matemática - DM - e docente pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática - UEPB. Avaliadora SINAES (MEC/INEP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq GITPEM - Grupo de Investigação em Teorias e Práticas da Educação Matemática. Coordenadora do Projeto de Pesquisa em Lógica Matemática (PROPESQ/UEPB). Professora Visitante da University of Georgia (CAPES/FULBRIGHT). Pesquisadora do Projeto Observatório da Educação (UFRN/UFRPE/UEPB). Colaboradora do Programa Sala do Professor (MEC/TVEscola). Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-PB.
Ana Paula Jahn

Possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier (Grenoble 1), França (1998). Atualmente é professora da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Guaratinguetá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação Matemática, formação de professores que ensinam Matemática, ensino-aprendizagem em ambientes computacionais (em particular, sistemas de Geometria Dinâmica), tecnologia educacional e Educação a Distância.
Celina A. A. P. Abar

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC/SP-2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF-2007) e em Entornos Virtuales de Aprendizaje (OEI-2010). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na Graduação, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e em Curso de Extensão na COGEAE. Coordenadora da Implantação do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância da PUC/SP no 1oSem/2009. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo. Tem experiência na área de Educação a Distância, Tecnologia Aplicada à Educação, Webquest e Objetos de Aprendizagem. Trabalhos técnicos on-line: http://www.pucsp.br/~logica, http://www.pucsp.br/tecmem, http://www.pucsp.br/tecmem/Artista, http://www.pucsp.br/tecmem/SalvaraNatureza http://www.pucsp.br/geogebrala http://www.pucsp.br/geogebrasp
LATTES
Elton Fireman

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor adjunto 3 do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.Vem desenvolvendo trabalhos na área de ensino de Física e Matemática, e seus principais estudos em andamento são nas temáticas: a) Tecnologias da Informação e Comunicação; b) O Exame Nacional do Ensino Médio e a Prática Profissional dos Professores de Física e c) Formação Inicial de Professores em Alagoas. Vem lecionando diversas disciplinas em cursos de graduação, especialização e mestrado em disciplinas relacionadas a seus estudos em andamento.
Francisco R. P. Mattos

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor ensino básico - Colégio Pedro II, onde atua na Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, atuando na elaboração de Projetos e na implantação da Residencia Docente financiado pela CAPES, e do Mestrado Profissional em Educação Básica. Coordenador da formação de tutores do Proletramento em Matemática da SEB/MEC, atuando pelo LIMC - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotado no Instituto de Aplicação da UERJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Geometria, Geometria Dinâmica, Aprendizagem Colaborativa, CSCL. Atualmente coordena Programa de Formação Contnuada do MEC/SEB, GESTAR II, e é membro do grupo de matemática da Especalização à distância em Matemática para professores do Ensino Médio proposto pela CAPES. . Atua no grupo de desenvolvimento de softwares educacionais no LIMC/UFRJ. Trabalha no grupo de desenvolvimento do Tabulae Colaborativo no LIMC. Participa da equipe principal de pesquisadores emergentes da FAPERJ com o Projeto "A História da Matemática no Ensino de Cálculo Infinitesimal e de seus pré-requisitos". Participa do grupo de pesquisadores do Projeto "Lab in a Box" financiado pela FAPERJ. Docente colaborador do programa de Mestrado em Ensino de Matemática do IM/UFRJ e do PROFMAT/UERJ.
Gerson Pastre de Oliveira

Gerson Pastre de Oliveira é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), líder do grupo de pesquisa Educação e Tecnologia (Edutec), membro do grupo de pesquisa "Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática" (PEA-MAT), mestre e doutor em Educação (USP). Seus interesses de pesquisa incluem avaliação da aprendizagem em cursos on-line e tecnologias de informação e comunicação na educação matemática. Atua como docente nas áreas de Ciência da Computação, Educação e Educação Matemática, nos níveis de graduação e pós-graduação. É co-autor dos livros na área de educação e computação, além de diversos artigos publicados em periódicos científicos e em anais de congressos, nacionais e internacionais.
Marcelo de Carvalho Borba

É licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP, e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, SP, programa do qual foi coordenador por mais de seis anos. Em 2005 se tornou livre docente em Educação Matemática. É coordenador do grupo de pesquisa GPIMEM. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática nas áreas de metodologia de pesquisa qualitativa, modelagem e tecnologias de informação e comunicação. Já foi professor visitante e ministrou palestras como convidado em onze países. Ministrou disciplinas de doutorado para estudantes dos países Nórdicos em 2007 e da Argentina em 2011. Já foi membro de bancas na Dinamarca, na Argentina e na Colômbia. Recentemente tornou-se professor colaborador do Mestrado em Educação Matemática da Universidade de Medellin. É autor de diversos artigos e livros no Brasil e no exterior. Participa de diversas comissões em nível nacional e internacional, tendo sido vice-presidente do PME por dois mandatos (2007-2009). Foi organizador de diversos eventos, dentre os quais o Simpósio para comemoração dos cem anos do ICMI (Roma, 2008). Participa da comissão editorial de diversos periódicos do Brasil e do exterior. Foi editor do BOLEMA, no periodo de 2000-2007. De 2007 a 2011 foi membro do comitê assessor de Educação do CNPq. Desde 2011 é Editor Associado do ZDM. Tem bolsa produtividade (1B) do CNPq.
Maria Madalena Dullius

Possui Licenciatura Curta em Ciências pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1991), Licenciatura Plena Em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos-Espanha (2009). Atualmente é professora auxiliar do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática e Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática.
Marilena Bittar

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutorado em Didática de Disciplinas Científicas - Universite de Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier) (1998) e pós doutorado em Educação Matemática na Universidade Joseph Fourier. Foi coordenadora do Mestrado em Educação Matemática da UFMS, é Pesquisadora Produtividade Pesquisa do CNPq e professora associada do Departamento de Matemática desta universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matematica, atuando principalmente em informática educativa e formação de professores. Desenvolve parceria com pesquisadores franceses da Universidade Joseph Fourier desde 2002. É lider do GEEMA/CNPq - Grupo de Estudos em Educação Matemática e do GETECMAT/CNPq - Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática.
Nilce Fátima Scheffer

Possui graduação em Ciências Licenciatura Em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim; é professora visitante da pós-graduação da UPF, UNISC e UNIFRA e outros campi da URI. É membro de Comissões de Avaliação de projetos e da CPA da URI além de Comitês editoriais de algumas revistas especializadas da área. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Geometria e disciplinas de Práticas de Ensino e Estágios, atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da matemática, recursos tecnológicos, tecnologias, matemática e educação matemática.
LATTES
Norma Gomes Allevato

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente e pesquisadora da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, resolução de problemas, computadores, matemática e ensino-aprendizagem.
Rodrigo Dalla Vecchia

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) de Rio Claro. Atualmente é professor horista da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação e Construção de Jogos Eletrônicos.
Suely Scherer

É professora e pesquisadora na área de Educação com ênfase em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, atuando principalmente nas seguintes linhas: educação a distância, informática na educação, educação matemática e formação de professores. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região de Joinville, mestrado em Matemática (área de concentração: Modelagem Matemática) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação (Currículo) na linha de Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.